POR QUE NÃO PODEMOS MISTURAR RELIGIÃO COM POLÍTICA?

Gostaríamos muito que a palavra compreendesse tudo. Não compreende. Quando não sabemos, vamos errando e acertando na ilusão de que uma hora acertaremos. No dizer de Freud, a palavra está no rol das coisas que podem ser substituídas. E para as coisas sem palavras? Entramos em pânico. É por isso que certos grupos são capazes de matar por Deus. É por isso que os fanáticos abominam a ideia de discutir religião.

Para os fundamentalistas religiosos, Deus é para as coisas que não podem ser substituídas. Ele seria a nossa salvação. Ele seria o nosso ponto final. Ele seria a solução para aquilo que nada e nem ninguém pode fazer qualquer coisa por nós. Sem Ele, tudo é desespero. Deus pode não ser concreto – tanto que ninguém até hoje voltou para dizer de sua existência. No entanto, certas religiões o tomam como se Ele fosse. Além de identidade, Ele tem corpo, rosto, voz e poder. Para estas pessoas Deus precisa existir. Na verdade, a questão destas pessoas não é com a existência de Deus. A questão para elas é a possibilidade de alguém existir sem Deus. E não basta apenas crer em Deus. É necessário respirar, ver, tocar e engolir Deus. Sendo coisa – e não palavra – Deus é a verdade.

A democracia é sem Deus. A democracia está no rol das coisas que podem ser substituídas. A democracia está no campo do errar e acertar. A democracia não tem ponto final. Para a democracia, a verdade é uma construção. É com a lacuna da palavra que certas religiões não sabem lidar. Qualquer vazio é vivido com morbidez total. Não se pode tocar no nada. Não se pode ampliar o vácuo. Não existe vazio. Não existe buraco. Não existe espaço. Deus é absoluto. Deus tudo sabe e tudo supre.

É muito perigoso tomar algo como sendo sabedor de tudo. É muito complicado tomar algo abstrato como se fosse concreto.

Ora, sabemos muito bem o que alguém é capaz de fazer quando enxerga qualquer coisa como sendo absoluta.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s