POR QUE NÃO PODEMOS MISTURAR RELIGIÃO COM POLÍTICA?

Gostaríamos que a palavra compreendesse tudo. Não compreende. Quando não sabemos, vamos errando e acertando – na ilusão de que uma hora acertaremos de fato. No dizer de Freud, a palavra está no rol das coisas que sempre podem ser substituídas.

E para as coisas sem palavras? Entramos em pânico. É por isso que certos grupos são capazes de matar por Deus. É por isso que os fanáticos abominam a ideia de discutir qualquer coisa.

Para os fundamentalistas religiosos, Deus funciona para as coisas que não podem ser substituídas. Ele seria a nossa única salvação. Ele seria o nosso ponto final. Ele seria a solução para aquilo que ninguém pode fazer qualquer coisa por nós. Sem Ele, tudo seria desespero.

Ninguém pode se dizer seguro do que dizem as doutrinas religiosas – tanto que ninguém que morreu, até hoje, voltou para nos certificar destas verdades. No entanto, certas religiões tomam Deus como se fosse uma verdade factível. Além de identidade, Deus possui mãos, pés, voz e olhos. Para estas pessoas Deus tem que existir.

A questão é que os religiosos, na sua grande maioria, não admitem a possibilidade de alguém viver sem crer em Deus. E não basta apenas crer nEle. É necessário respirar, ver, tocar e engolir Deus. Sendo coisa – e não palavra – Deus seria a verdade das verdades.

A democracia é sem Deus. A política está no rol das coisas que não possuem um objeto definitivo. Está no campo do errar e acertar. A democracia não tem ponto final. Para a democracia, a verdade é uma construção.

É com a lacuna da palavra que certas religiões não sabem lidar. Qualquer vazio é vivido com morbidez total.

Em certas religiões não se pode – sequer – falar no nada. Não se pode ampliar o vácuo. Não existe o vazio. Não existe qualquer buraco. Não existe espaço. Deus é absoluto. Deus tudo sabe e tudo supre.

É muito perigoso tomar algo como sendo sabedor de tudo. É muito complicado tomar algo abstrato como se fosse concreto.

Ora, sabemos muito bem o que uma pessoa é capaz de fazer quando enxerga qualquer coisa como sendo absoluta.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s