VOCÊ JÁ SOFREU COM PESSOAS INVEJOSAS?

A inveja é quando desejamos algo do outro e que gostaríamos que fosse nosso. Pode ser um carro, uma casa, uma roupa, um cabelo, uma personalidade ou um casamento.

Há uma inveja positiva, considerando – é claro – o grau de possibilidade da inveja se tornar realidade. O problema é quando invejamos o impossível? Por exemplo, ninguém pode ter o cabelo ou a personalidade de outrem. Isto remete ao conceito freudiano de melancolia. O melancólico deseja o impossível. Melhor, deseja o nada.

Dependendo da inveja – no fundo – não é coisa alguma que o invejoso deseja. Querer o impossível é a mesma coisa de se colocar como um zero à esquerda.

Todo mundo tem alguma frustração – porque todo mundo tem algo que não pode modificar em si. Uma pessoa pode ficar agressiva porque se deparou com outra que reflete nela algo que ela não aceita em si. A inveja negativa tem a ver com a dificuldade de tomar para si algo seu que não pode ser modificado.

Na verdade, o invejoso agride a si no outro. Ele se agride quando o outro tem o que lhe falta – e que ele não aceita de jeito nenhum. Odiamos o que não gostamos em nós e que só por um milagre poderia ser transformado.

Todo mundo carrega alguma melancolia. A pior delas é o fato de que vamos envelhecer. Acho que é por isso que invejamos tanto os deuses.

Nosso problema é com o que não podemos. No entanto, não adianta culpar mundo, o outro, a natureza ou o destino. Não adianta revoltar, brigar, odiar ou se autoflagelar. Temos que ver o melhor jeito de nos virar com isso. Espera-se que nos viremos bem .

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s