VOCÊ É DAQUELES QUE PARECE QUE ESTÁ PARA EXPLODIR?

Ninguém sabe tudo. Se soubéssemos não perderíamos nossos amores, não brigaríamos e não ficaríamos angustiados ou ansiosos. Ninguém sabe quem é o pai de Deus. Não podemos prescindir ninguém desses questionamentos.

É por não sabermos que odiamos e revoltamos. Para não terminarmos mal, precisamos inventar algo sobre isso que não sabemos.

É complicada a superproteção materna quando cria um mundo cor de rosa para seus filhos. Ninguém pode proteger ninguém do fato de que vamos envelhecer e morrer.

A angústia é a incapacidade de inventar um sentido para o que não tem sentido. Nesses tempos, em que parece que os sentidos tradicionais estão em processo de degeneração, estamos desnudos com nossas questões mais perturbadoras.

Temos que inventar sobre o que  a religião fez o favor de criar e, ao mesmo tempo, de destruir – deixando-nos no mais profundo vácuo.

Ocorre, que muitos não estão dando conta de criar sobre isso que não existe. A sensação é de que a humanidade está indo à bancarrota.

A pergunta – hoje – é: em que você está se sustentando para não enlouquecer?

Para não colocarmos tudo à perder, estamos tendo que trabalhar com a política de redução de danos. Ou seja, está valendo qualquer coisa com a condição de que o sujeito possa utilizar – e que o impeça de colocar em risco a sua própria vida.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s