NÃO TROQUE SUA FAMÍLIA PELO CELULAR …

Até bem pouco tempo tínhamos que esperar a carta, o jornal ou o noticiário da tv. Acessávamos as notícias e voltávamos para o nosso cotidiano.

Éramos mais sociáveis. Nossa alegria de viver era mais diversificada.

No entanto, ninguém encontra o que procura. Por isso, viver é diverso. Quanto mais diversificamos, mais humanizados ficamos.

Hoje, não mais tiramos os olhos do celular. Perdemos o tempo, o espaço concreto, as pessoas e as coisas reais. Reduzimos nosso olhar. Vivemos seres de cabeça baixa.

Achamos que a solução de tudo está toda ali naquele aparelhinho. Estamos certos de que vai chegar na próxima mensagem do zap ou em algum aplicativo de relacionamento. Mas nunca chega!

Daí, ficamos angustiados e pulamos do zap para o facebook, do facebook para o Instagram e quando chegamos no Instagram já está na hora de voltar para o zap – e recomeçar todo o círculo de novo.

Não lemos mais como antes. Não conversamos. Não interagimos. Nosso pensar perdeu em sistema, em rigor e em profundidade. Estamos aos fragmentos.

Nessa insistência, estamos nos desconectando da realidade.

E quando precisamos, retornamos meio como zumbis ou meio como se estivéssemos fazendo uso de alguma substância esquisita.

Basta observar o desespero quando o celular de alguém desaparece, é roubado ou quebra.

O que tanto estamos buscando? Por que estamos tão hipnotizados?

É certo que não encontraremos o que quer que estejamos procurando.

É porque a notícia não chegava que esperávamos a próxima. Enquanto isso, não surtávamos porque tínhamos com quem conversar, podíamos ver um bom filme, ler um bom livro, brincar, namorar e passear.

Preocupa-me quando dermos conta de que a alegria de viver depende do diverso. Pode ser que tenhamos que reaprender o mundo real – que é muito mais rico que esse mundo feito de máquinas e de fantasmas.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s