POR QUE AS PESSOAS ESTÃO PREFERINDO VIVER SOZINHAS?

Por que viver sozinho? É óbvio que de longe temos mais respeito. Quanto mais escondido menos incômodo.

Caetano Veloso diz que de perto ninguém é normal. De que anormalidade ele está se referindo? Não é de uma anormalidade tolerável. O que seria uma anormalidade tolerável? Seria uma anormalidade curável. Uma anormalidade com solução. Ou seja, uma anormalidade que passaria com o tempo. Não é esta a anormalidade que destrói as relações.

O que não toleramos no outro é o que não toleraríamos em nós. É por isso que queremos todos muito longe.

Caetano disse – também – que Narcizo acha feio o que não é espelho. Só queremos por perto quem não nos contradiz ou não nos angustie. Não quem nos incomoda com futilidades. Estamos optando pela solteirice porque a presença do outro pode atualizar em nós nossos dramas mais profundos.

Portanto, não é ficando sem ninguém que estaremos ilesos de viver o que nos é inevitável. Na verdade, ninguém é sozinho.

Até podemos não ter alguém físico. No entanto, nossos dilemas mais desesperadores acabam aparecendo nos filmes, nas séries, nas nossas redes sociais , nos programas de tv e nos nossos conflitos de trabalho.

É uma ilusão achar que seremos mais felizes não compartilhando quem somos. Quem não quer ninguém, na verdade, não quer é a si. Quem não quer ninguém, na verdade é covarde das suas verdades.

Não aceitar o outro é como temer aceitar-se. O outro sou eu nos meus dilemas mais loucos. Conhecê-lo é como conhecer-me. Realmente, isso não é para todo mundo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s