O QUE É A INTOLERÂNCIA …

Por que muitos entram em pânico quando ficam desconectados?  Somos movidos por ideais. Ocorre que nossos ideais são como horizontes: quanto mais perto deles chegamos, mais distantes de nós eles ficam.

Nunca é o carro que, a viagem e o amor que conquistamos.

Penso que toda esta nossa obsessão pelas redes tem a ver com a nossa expectativa de que tudo o que esperamos vai acontecer no próximo click. Não vai acontecer.

No entanto, não nos rendemos. Insistimos em continuar clicando – e compulsivamente. Por isso, estamos tão ansiosos e impacientes. Por isso, parece que todo mundo anda meio enlouquecido. Queremos o que não existe.

Até bem pouco tempo, sabíamos diferenciar  – muito bem – a fantasia da realidade. Agora, parece que nada mais funciona.

Incutiram em nossas mentes que podemos ter o que quisermos. Por isso mesmo, não fazemos mais amizades porque nunca é o amigo que gostaríamos, não  encontramos mais as pessoas porque não suportamos o que delas contradiz nossa expectativa. Nossos amores quase não duram porque estamos obcecados por alguém sempre

Falta-nos calma. Nossa vontade é de quebrar o celular quando não chega o que esperamos. Nossa vontade é de passar por cima de todos os carros do engarrafamento.

Condicionamos nossa alegria de viver ao fato de que tudo funcione de acordo com a nossa vontade.

Precisamos reaprender a respeitar as diferenças. Não apenas as diferenças sociais. Mas, primeiro, as diferenças entre o que pensamos da vida e a vida como ela é.

Precisamos relativizar um pouco mais as nossas vontades. Precisamos aprender a usufruir do que temos hoje. Precisamos reaprender a diferenciar o agora do depois. Precisamos reaprender a arte do contentamento. Quem quer tudo, nada quer, porque tudo nunca existiu para ninguém.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s