O PROBLEMA DO MUNDO É A DEPRESSÃO …

Depressão é o nada. O que é o nada? É a ausência de conteúdo psíquico. Nesse sentido, depressão é a ausência de sentido.

Sendo assim, não deixa de estar com alguma depressão uma pessoa que só  compra por comprar. É um forte indício de depressão alguém que vai para uma rede social postar fotos suas modificadas por photoshop.

Estamos depressivos quando elegemos um candidato que só saiu vitorioso porque usou  o ódio como mote de campanha.

Não estamos menos depressivos quando aplaudimos um político fazendo apologia à ditadura militar, ao racismo, à homofobia e ao machismo.

Só pode ser depressão alguém que usa a própria rede social para resolver questões de natureza pessoal.

Depressão é a incapacidade de atribuir significado às  coisas. Desse modo, só pode ser por depressão quem faz sexo pelo sexo. Só pode ser por depressão quem transa sem camisinha. Quem bebe até entrar em coma alcoólico. Quem olha mais para o celular que para a pessoa ao lado. Quem faz dieta sem acompanhamento profissional. Quem devora – de uma só vez – uma caixa de chocolate. Quem se entope de anabolizantes.

Só pode ser por depressão a mãe que dá um tablete de presente para seu ainda bebê. Alguém que dá um número de celular que não existe. Alguém que compartilha  fotos do almoço, das unhas, da bunda, das pernas e dos peitos de fora. Alguém faz juras de amor logo no primeiro encontro – e depois desaparece.

Depressão é carência afetiva. Depressão é vulnerabilidade psicológica. Depressão é fragilidade emocional. Depressão é fluidez de valores. Depressão é a falta de referências. Depressão é não saber de si. Depressão é a incapacidade de se dar os próprios limites. Depressão é não saber diferenciar a dor do prazer e a vida da morte. Não seria a depressão o grande problema do mundo hoje?

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s