NÃO DEVERÍAMOS PROMETER AMOR PARA NINGUÉM …

Precisamos tomar cuidado quando alguém demandar o nosso amor. Jamais poderemos amar alguém com o amor que ele espera de nós. O amor não é uma coisa que se mede e pesa. O amor não é uma equação matemática com resultado exato. O amor não é um UM. O amor é a resposta que damos a quem nos fez assim tão sem respostas.

Ao amarmos, no fundo, esperamos que nossos amantes não nos exponham às nossas perturbações. Queremos amar para a felicidade. Queremos amar para nos sentirmos alegres e confortados. Não existe esse amor.

Portanto, todo amor é uma resposta mal correspondida. amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer. Contudo, amamos, mesmo sabendo que o outro vai nos negar esse amor. O outro não tem o amor que esperamos dele – por mais que o idealizemos.

Amar é responder o que para vida não existe resposta. Penso que amar é a capacidade de ir reconfigurando o pouco que sabemos – na medida em que o que sabemos for deixando de funcionar. há quem pare de inventar as respostas. Há quem desiste de encontrar a resposta.

Não buscamos só sexo quando procuramos um grande amor. Se é amor que estamos atrás, na verdade, ele tem a ver com o sentido da vida. O sentido da vida tem a ver com o desejo de não viver perturbado. É por isso que os livros de autoajuda são campeões de venda no mercado editorial. Todo livro de autoajuda foi escrito para nos ensinar a amar. O que eles esquecem é de nos dizer que esse amor é mais coisa da nossa fantasia que da realidade.

Portanto, o amor que quero do outro é a resposta que eu gostaria de ter para a minha loucura. Não a terei. É por isso os casais brigam tanto. Nem mesmo o amor pode me dar essa resposta – a não ser que eu viva de amar em buscá-la. Nesse sentido, amar deveria ser – também – a capacidade de amar o que não é o amor – sem masoquismo, é claro.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s