É ATEU QUEM CRÊ EM DEUS …

Quem diz amar a Deus, na verdade, não ama a Deus, e sim, ama é a si mesmo. Amo Deus porque preciso, caso contrário, eu enlouqueceria. Deus ocupa o lugar do meu desespero.

Se eu desse conta de lidar com meus dramas – talvez – não precisasse de nada, além de mim mesmo, para amortecer meus pânicos. É certo que não precisarei mais de Deus no dia em que eu tomar o que me desatina como sendo meu.

Se Deus existe só para conter os meus medos, Ele deve ser tão desesperado quanto eu porque Ele, como eu, também, deve se perguntar pelo seu princípio e pelo seu fim.

Se Deus sabe tudo de mim ele deve necessitar de alguém que, também, saiba tudo de si. Não é possível que Deus não carregue consigo esse enigma que carrego comigo – uma vez que não é possível que nada venha de nada.

Se algum dia encontrarmos Deus, certamente, começaremos a perguntar pelo Deus de Deus.

Criamos Deus porque não aprendemos a lidar com nossas angústias, ansiedades, melancolias, depressões e tristezas. Criamos Deus porque somos dependentes, arrogantes e pretensiosos.

Deus não deveria existir só para cuidar dos nossos destemperos. Isto não é fé. Isto é utilitarismo. Deus deveria existir para nos fazer carregar – com toda humildade e alegria – o silêncio que um dia fomos e o silêncio que um dia seremos.

Deus nos fez tudo e nada. O tudo é a nossa felicidade e o nada é o nosso insuportável. Deus deveria existir para nos ajudar a experimentar, com tranquilidade, esse outro lado esquisito da nossa existência.

Se Deus nos deu o nada é porque deve ser este o lugar da paz que tanto sonhamos. É seguro que ela não está nessa confusão em que transformamos Deus e o mundo.

Creio que ficaríamos menos desesperados se começássemos, desde já a experimentar isso que de nós mesmos é puro vácuo – e que deve ser a única verdade possível sobre Deus.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s