A FELICIDADE É UM SONHO …

Desejo ser feliz. Quem não deseja? O problema é que jamais saberei – ao certo – qual é a minha felicidade.

A felicidade que sonho é apenas minha. Minha felicidade nunca existirá como eu gostaria.

Quando digo que quero ser feliz já estou negando meu desejo de ser  – uma vez que sofrerei por não conseguir tanto quanto eu gostaria.

Nem eu mesmo consigo dizer da minha felicidade: sempre faltará algo para ser dito.

Posso planejar minha felicidade. Contudo, voltarei sempre com a sensação de que eu poderia ter sido um pouquinho mais feliz. Posso estar muito feliz e sendo perturbado por uma voz me dizendo que preciso ser ainda mais feliz.

Não consigo me libertar de todos os entraves à minha felicidade. A obrigação de ser feliz já é um problema para a minha felicidade.

Dizem que ser feliz é se permitir à felicidade. Doce ilusão! Ao nos permitirmos à felicidade teremos que batalhar para que nada perturbe essa nossa suposta permissibilidade à felicidade.

Não existe ninguém capaz de neutralizar tudo – e viver como uma mônada liberta de toda dor. Nossa felicidade não é só a presença confortante de alguém. Felicidade não é apenas encontrar um grande amor: junto com o amor vem o medo da perda.

É uma ilusão associar felicidade à riqueza. A vida é muito mais imprevisível que a nossa previsão de rendimentos.

Não podemos dissociar nossa felicidade das perturbações da vida. A questão não é ser ou não ser feliz. Na verdade, a felicidade é ser capaz de se arranjar com a infelicidade. Equivocamos quando tentamos equacionar o conflito entre ser e não ser feliz. Equivocamos quando acreditamos em uma felicidade purificada de toda dor. Isto não é felicidade, e sim, uma doença de felicidade.

Só seremos verdadeiramente felizes quando formos capazes de casar a nossa felicidade com as infelicidades da vida. Só seremos verdadeiramente felizes quando abandonarmos a ideia de querer transformar a infelicidade em uma fantasia feliz. Não existe superação das tristezas da vida. Viver é estar em permanente desacordo.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s