POR QUE O MUNDO ESTÁ TÃO DEPRESSIVO?

Não pode ser alegria beber até entrar em coma alcoólico. Não pode ser amor transar sem os cuidados mínimos para consigo e para com o outro.

Não entendo como alguém pode sentir acolhimento conversando só pelo zap.

Não acredito que alguém possa sonhar com uma sociedade melhor apenas replicando mensagens mentirosas.

Não entendo como alguém pode tomar como divertida uma festa onde as piadas só escancaram misoginia e homofobia.

Não vejo a menor possibilidade de alguém adquirir qualquer informação relevante apenas acessando memes idiotas pelas redes sociais.

Acho um absurdo alguém defender a volta de um regime ditatorial depois de todos os absurdos que a história já nos mostrou acerca desses regimes.

Acho que não estamos bem.

Penso que o mundo está – sobremaneira – depressivo.

A forma como nossas vidas estão sendo conduzidas não parece que estamos tentando sair desse nosso abismo sem fim. Muito pelo contrário, parece que estamos mergulhando ainda mais no desespero a que fomos jogados.

Violência não é virtude. Não é solução resolver pelo ódio. Estamos ensandecidos quando defendemos uma justiça – claramente – partidária e seletiva.

Falaremos de nós mesmos – no futuro – como uma geração completamente perdida. Seremos contados como alguém que tentou resolver a depressão com mais depressão.

Não é o melhor caminho sair detonando sem propor alguma alternativa. Não há via mais viável que não o meio termo. A justiça é a medida. A medida é capacidade de se colocar no lugar do outro.

Precisamos retomar a prática de sentar para negociar. Temos que chegar tentando encontrar uma solução – e não colocando ainda mais lenha na fogueira.

Todo egoísmo é uma forma de violência. Ninguém aceita perder – o pouco que possui – para grupos que permanecem no poder ostentando e afrontando.

Precisamos – urgentemente – de alguém que dê conta de chamar para conversar.

Estamos a caminho de um estado de guerra. Estamos desequilibrados. Estamos perdendo a razão. Estamos tentando sair da barbárie, porém, caminhando ainda mais para a barbárie. Se nada for feito, para ontem, não vamos acabar bem.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s