SOMOS O NOSSO PRÓPRIO INFERNO…

Crio fantasmas quando saio de mim. Saio do meu agora quando espero que alguém leia este texto. Fantasiamos hoje com o que fizemos ontem.

Sempre poderíamos ter feito melhor ou não ter feito. Nossos medos são um sintoma da nossa baixo-estima. Nossos fantasmas revelam o quanto nos achamos fracassados. Sempre estamos trazendo o que não foi ou o que será para o que está sendo.

Nunca somos só isso. Há sempre algo mais.

Não é hora só de dormir. É hora de dormir e de preocupar. É hora de comer e de pensar no que falta para ficar mais apetitoso ou nos males que a comida pode causar. É hora de amar e de preocupar se está amando bem ou de querer estender esse amor para o resto da vida.

Vivemos de fantasmas. Sempre achamos que podemos fazer o nosso agora ficar melhor depois. Sempre estamos lá na frente do nosso aqui. Ou seja, nosso depois nunca é. Nosso agora será o depois de depois de amanhã.

Criamos fantasmas para viver melhor. Porém, nunca vivemos. Vivemos de querer viver. Ou seja, não vivemos.

Já saímos preocupados. Estamos criando agora os fantasmas de daqui a pouco e da próxima década. Somos o nosso próprio inferno.

É assustador como contaminamos nosso presente com doenças, acidentes e perdas. Curioso é que fizemos isso ontem sem que nada de absurdo tenha acontecido hoje.

Estamos fazendo para amanhã o que provavelmente será um dia normal como qualquer outro.

Nunca somos generosos com a vida que temos. Somos vaidosos demais. Sempre achamos que podemos vencer o invencível. Sempre mais e mais. Cremos em um depois – final e paradisíaco – do depois. Doce ilusão! Esse depois nunca será.

Ser é agora ou nunca!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s