POR QUE TEM TANTA GENTE SUICIDANDO?

Será que alguém ainda cai no conto de que a vida é bela, de que a amizade é tudo e de que só é possível ser feliz no amor?

A vida não é bela. A vida é – também – bela e não existe amor perfeito.

Nada é só isso. Tudo existe para se contrapor  ao seu oposto. Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos e ninguém será eternamente jovem

Nem a filosofia, a ciência ou a religião sabem explicar esse nosso obscuro de existir. Tanto que – hoje – poucos se importam com estas áreas de conhecimento.

O fato é que a realidade parece que tomou o lugar das ilusões. Parece que a verdade do corpo venceu a fantasia do espírito.

Quem sobreviver terá que passar pelo enfrentamento disso que é inevitável ao existir. Cada um com seu osso. Ninguém – além de nós mesmos – pode fazer qualquer coisa – por nós – quanto a isto.

Cabe ao psicanalista acompanhar cada sujeito em sua invenção sobre seu nada. Cabe ao psicanalista torcer para cada um faça bem feito nesse lugar.

A vida é criação sobre um vazio que é infinito. Hoje é a pandemia. Amanhã é outra coisa. Cada um tem que inventar algo de si em seu vácuo. Infelizmente, muitos estão blefando.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s