O QUE É UM POBRE DE DIREITA?

É fato que quanto menor é a desigualdade, menor é a violência. Na atualidade, parece evidente que os muito ricos preferem a violência a terem que concordar com políticas de transferência de renda. A questão é que esses muito ricos pouco sofrem com essa violência. A maioria vive protegida pela policia. Blinda seus carros. Mora em condomínios fechados.

O pior da violência acaba ficando mesmo é para os pobres.

Ora, sabemos que violência não se resolve em um passe de mágica. Ninguém distribui renda e melhora a educação do dia para a noite – especialmente em um país com dimensões continentais como o nosso. Por isso, a tendência dos pobres é concordar com as medidas de combate à violência propaladas pelos muito ricos. É curioso como o pobre tende a buscar saídas para a violência que só facilitam as coisas para quem ocupa a parte superior da pirâmide social.

De modo geral, os partidos mais à esquerda tendem a questionar a concentração da riqueza. E os partidos mais à direita tendem a achar que pobre é pobre porque é vagabundo e que bandido bom é bandido morto.

Os muitos ricos propagam que a saída para a violência é dizimar os bandidos. Os pobres – afetados por uma violência da qual não têm qualquer culpa – tendem a concordar com estas medidas fascistas. Afinal, ninguém quer ser assaltado ou morrer.

Em uma sociedade com uma educação de péssima qualidade e com muito desemprego como a nossa, nem todos conseguem sobreviver com dignidade. Infelizmente, os pobres acabam virando a presa mais fácil para a solução da miséria dos próprios pobres. É nesse contexto, que políticos de direita acabam usando os poucos sobreviventes da desigualdade – não se sabe como – para se elegerem com propostas fascistas de combate à bandidagem. É uma pena que – por estratégia dos próprios ricos – os pobres não são capazes de questionar a relação entre a violência e a concentração da riqueza. Se dessem conta, não seriam pobres de direita.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s