O SER HUMANO ESTÁ PERDENDO A CAPACIDADE DE AMAR …

Não é possível viver em um mundo sem palavras. Não é possível viver em um mundo sem pensamentos. O problema é que ninguém possui a verdade e ninguém é cem por cento ético. Não existe o amor do conceito de amor. Mesmo se planejarmos muito, podemos dar com a cara no muro.

A questão é que não perdoamos a distância entre as palavras e as coisas. O mundo é mais literal que de palavras. O mundo é mais formas, gostos, sons e sensações e menos as teorias sobre formas, gostos, sons e sensações.

Não aceitamos as contradições porque não damos conta de sair da nossa confortável posição de só cobrar o que consideramos como sendo verdade. Sabemos criticar, mas quase nunca não sabemos nos colocar no lugar do outro.

A realidade é muito diferente de um tratado sociológico ou filosófico sobre a vida. Quem prefere pensar, não vive. A verdade é – também – sentir.

O problema é que ao sentir somos condenados como não condizentes com sabe lá qual teoria, qual conceito, qual doutrina, qual ideologia. Também, só podemos sentir uma coisa de cada vez. Não podemos escolher tudo. Não podemos atender a todos.

A realidade só é abrangente em teoria. Perdemos por julgar o outro com nossas arrogâncias. O mundo seria muito melhor se entendêssemos o outro menos a partir do que ele pensou e mais a partir do que ele sentiu ao decidir. Isto se chama compaixão ou amor. O mundo está perdendo a capacidade de amar.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s