DE QUAL ANO NOVO ESTAMOS PRECISANDO?

Estamos precisando de um ANO NOVO que nos faça – realmente – nascer de novo. Não um ANO NOVO só de comida farta, rituais e exibicionismos.

Não estamos necessitando de um ANO NOVO com a família reunida, mas ao mesmo tempo solitária porque está toda – o tempo todo – conectada nas redes sociais.

Estamos necessitando de um ANO NOVO que nos faça renascer para as rodas de conversa, com boas gargalhadas e sem hora para acabar.

Estamos necessitando renascer para um ANO NOVO com menos álcool, com o volume do som mais baixo e com mais poesia nas letras das músicas.

Parece que estamos festejando o ANO NOVO só para mostrar o quanto estamos felizes.

Festejamos, porém ansiosos. Festejamos, porém depressivos. Festejamos, porém impacientes. Festejamos, porém obrigados. Festejamos, porém infelizes.

Precisamos renascer para um ANO NOVO alegre na chegada, na estada e na saída. Não um ANO NOVO louco para acabar a festa em família e sair correndo para fazer pegação na balada.

Precisamos renascer para viver o menu da festa e ter aquela cara de felicidade na hora de repetir a sobremesa. Renascer para ver o outro na real e não através de selfies de redes sociais. Renascer para querer tudo de novo no almoço do dia seguinte.

ANO NOVO para voltar a conversar sem amarras ou medos. ANO NOVO para voltar a querer o que está a um palmo do nosso nariz – o nosso próximo – e que parece que perdemos a capacidade de enxergar.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s