QUAL O OBJETIVO DE UM TRATAMENTO PSICOLÓGICO?

Não é objetivo da psicanálise ampliar o conhecimento das pessoas sobre si. Isso é uma falsa promessa. Nenhuma teoria que construirmos  dará conta de quem somos.

As palavras não são os sentimentos. Toda análise deveria ter como objetivo não aumentar o saber de ninguém sobre ninguém, e sim, desconstruir o saber que se sabe sobre si. 

O lugar do analista é o silêncio. Cabe a ele sustentar esse silêncio. Fora isso, ele estará se enganando e enganando seu cliente com seu falso blá blá blá.

Só estaremos prontos quando – de fato – dermos conta de experimentar o avesso de viver.

Não existe alegria sem tristeza. Não existe presença sem ausência. Todo encontro é também despedida. Carregamos nossa velhice desde que nascemos. Nossa morte caminha conosco.

Se existe cura para nossos dramas, ela passa – necessariamente – pela capacidade que temos de suportar o vazio, o silêncio e a angústia de viver.

Tudo está em tudo. A vida não é só isso ou aquilo. Ninguém só ama. Podemos perder o controle. Sofremos, desequilibramos ou surtamos – exatamente – no ponto em que nos iludimos de que a vida é um mar de rosas.

O objetivo de toda análise deveria ser o de nos colocar nesse lugar onde não sabemos quem somos. Só daremos conta de conduzir bem as situações no dia em que dermos conta de amar quem somos em nada – e sem entrarmos em pânico por isso.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s