O MUNDO NÃO É COMPOSTO DE UM ÚNICO PENSAMENTO

Pensamos e imaginamos mundos. Não fazemos isso em vão. Desejamos que o que pensamos e sonhamos se torne realidade.

No entanto, o mundo não é composto de um único pensamento e de um único sonho. Sempre achamos que temos razão quanto ao que pensamos e imaginamos para o mundo. Pensar é poder. Imaginar é poder. Ficamos confortáveis quando o mundo condiz com nossos sonhos e pensamentos.

Contudo, quando isso não acontece, vem a frustração e a angústia: caímos no vazio, ficamos desamparados e perdemos o rumo. Para a nossa sorte, ainda podemos reconfigurar nossas ideias e nossos sonhos. Desse modo, nossa qualidade de vida dependerá da capacidade que temos de repensar o que queremos para tornar o mundo um pouco melhor para todos.

Portanto, não é possível uma sociedade sem democracia. Ainda não inventaram um modo de coibir o ser humano da habilidade de pensar. Mesmo nas ditaduras, encontramos pessoas pensando sobre os equívocos dos pensamentos ditos totalitários. Mesmo nas piores ditaduras, encontramos grupos organizados denunciando e lutando contra as imposições do pensamento único.

Seria muito melhor para o mundo se fizéssemos valer o que pensamos, pelo debate e pelo convencimento. Que prevaleça o melhor pensamento: sem manipulação e sem imposição.

Infelizmente, no Brasil, ainda não atingimos esse patamar civilizatório. Filhotes da ditadura, do fascismo e da censura ainda rondam o nosso cotidiano. Precisamos resistir: pelo bem do debate e pelo bem da democracia.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s