O QUE É UM CHATO?

Penso que as pessoas chatas – no fundo – sofrem é de uma certa incapacidade de valorar bem as coisas. Primeiro a prudência, depois a sinceridade. Conheço gente chata que destrói tudo por bobagens.

No chato, o mais interessante é sempre o superficial. Foi tudo uma delicia. No entanto, o chato sempre traz o desnecessário para pontuar .

No chato, o todo nunca vale mais que as partes. Ele, depois de muito gozar gostoso, sempre termina por lembrar de algo que, para qualquer pessoa, com alguma sensatez, não teria tido a menor importância.

Ele estraga, por um detalhe, o melhor que poderia se repetir várias vezes. Conheço pessoas chatas que só conhecem o prazer com alguma dor. Parece que só o prazer não basta. A festa estava ótima, mas o chato precisa dizer do seu descontentamento com a forma como o queijo estava derretido sobre a batata.

Os chatos são pessoas que desconhecem a ideia de amplitude intelectual. São pessoas que desconhecem a noção de que existem outros pontos de vista. São pessoas que sofrem de mania inconveniente de constranger. São pessoas que portam uma certa incapacidade de discernimento. São pessoas portadoras de transtorno compulsivo por coisas insignificantes. São pessoas que só se sentem aliviadas depois de jogar na cara de todo mundo o que deveria ser visto como uma simples trivialidade. O problema é que a coisa fica martelando sem que o chato consiga se livrar daquilo de maneira adequada.

Essas pessoas, nunca acham que poderia ter sido pior. Nunca deixam pra lá e nunca fazem vista grossa. Não sabem o que é fazer cara de paisagem. Não sabem fazer semblante. Nunca acham que existe coisa melhor para fazer ou para preocupar.

Para o chato, mesmo não sendo grave, foi grave. Mesmo existindo coisas mais importantes – aquela coisinha idiota – é que fica como a mais importante.

Aos poucos, todos vão se afastando. Ninguém suporta sofrer por tão pouco. A vida vale mais. O mundo gira e o tempo passa. Fora que nem todo mundo está na vida para perder tempo com picuinhas: a não ser que se seja masoquista.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s