QUAIS DESEJOS TRAZEM SOFRIMENTO?

Quais desejos trazem sofrimento? Todos e nenhum. Tudo pode ser usado para o prazer ou para a dor. É o uso que fazemos das coisas e a forma como lidamos com as pessoas que determinará se somos movidos pela pulsão de vida ou pela pulsão de morte.

Nada pode ser levado a ferro e a fogo. Muito amor pode até parecer nobre. Porém, podemos sufocar quem amamos com excesso de dedicação. Tomar antidepressivo pode melhorar a qualidade de vida. Contudo, a vida pode nos surpreender com situações em que nenhum medicamento será suficiente para conter nosso desespero. Crer na vida eterna pode ser acalentador para quem tem pavor de pensar que tudo pode acabar daqui a pouco. Não obstante, essa fé pode vacilar – uma vez que nunca ninguém voltou para confirmar o que pregam as doutrinas religiosas.

Quem adora comer deveria saber dos estragos que esse desejo – se levado às últimas consequências – pode trazer para a sua saúde. Estamos presos a um sofrimento inevitável.

Fomos colocados aqui para envelhecer e para morrer. Ainda não sabemos os motivos disso. Lutar contra isso é entregar-se a isso.

No fundo, o amor possessivo, o fanatismo religioso e as compulsões, são apenas alguns exemplos do quanto somos mal resolvidos com aquilo ao qual fomos destinados.

Parece que estamos felizes quando dedicamos toda a nossa vida a um grande amor. Parece que atingimos o ápice da fé quando damos tudo o que temos para uma determinada seita religiosa.

Precisamos tomar muito cuidado com nossos desejos amorosos, espirituais e corporais. Conheço muitos que lidam bem com o fato de que, em algum momento, terão que se submeter ao que foram destinadas. Quem não lida, usa de subterfúgio para adiantar isso que só as tomará por inteiro um dia – sem hora e sem local determinado. Muitos não suportam isso – e sofrem. Outros aceitam – e gozam tudo o que tem para gozar enquanto podem. 
Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s