PROCURO UMA RELIGIÃO SEM DEUS …

Faz tempo que não frequento qualquer religião. Frequentaria uma religião sem deus.

Os deuses que inventamos não foram capazes – sequer – de tocar as bordas dos nossos enigmas. Ninguém voltou para confirmar qualquer doutrina sobre o sentido da vida.

Continuamos como nossos antepassados mais longínquos: não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos. Ainda não estamos seguros se temos salvação.

É por isso que procuro uma religião sem palavras, sem gestos, sem cânticos, sem rituais e sem sentimentalismos. Procuro uma religião do sem sentido. Procuro uma religião que não me ludibrie.

Teologia quer dizer buscar o sentido pela palavra. Ocorre que não existe a palavra final – vide a quantidade de doutrinas espalhadas por aí.

Procuro uma religião depois de todos os sermões. Quero uma religião que me ligue ao que não tem liga. Quero uma religião que não queira resolver por mim o que ela sequer deu conta de resolver para si.

Deve ser por isso que as pessoas estão depressivas ou surtadas. Não estamos habituados ao que as religiões não dizem Não estamos habituados ao que está depois de deus.

Só saberemos quem – de fato – somos quando tivermos coragem de estar nesse lugar que nenhum deus conseguiu – sequer –  chegar perto.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s