POR QUE AS PESSOAS FICAM OBESAS?

A obesidade é um tipo de compulsão porque a comida não é flexível. Ou seja, a comida fixa. Os obesos comem o tempo todo.

A obesidade é uma solução pelo mesmo. A obesidade é o UM. A obesidade é o oposto da palavra que é múltipla e infinita. Não há saída melhor que tentar resolver pela fala. A palavra não engorda, não vicia e não intoxica. A palavra é diversa, desliza, acrescenta e clareia, convoca e aproxima.

Ingerir resolve apenas temporariamente porque a comida passa – e a fome retorna. O medicamento tem prazo de efeito. A droga tem curta duração.

Quanto mais comida, mais morte. A palavra não mata. Pensar sobre si não tem qualquer efeito colateral. Não importa o pensar. Pode ser um discurso, um blá-blá-blá, um delírio, uma alucinação ou um balbucio. Pensar sobre si não envenena. Pensar é gratuito. Pensar enriquece a alma. Pensar estabiliza. Pensamos para adquirir domínio sobre nós mesmos. Caso contrário, enlouquecemos.

Também, podemos resolver para além da palavra. Podemos agir. Podemos viajar, ir ao cinema, ouvir uma boa música, dançar, namorar, caminhar e amar.

Nenhuma compulsão faz sentido. Não faz sentido qualquer comportamento autodestrutivo. Só a palavra faz sentido. Se a palavra parecer não ter nenhum sentido, ainda assim é melhor delirar e alucinar do que atacar a geladeira.

Precisamos fazer o outro falar. Precisamos escutar mais o que as pessoas têm a dizer: não importa o que digam. Enquanto se diz não se faz. Perdemos o controle quando perdemos a capacidade de tentar significar nossas próprias vidas. 

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s