CONTRA TODA FORMA DE FANATISMO!

É sempre catastrófico tomar as palavras como se fossem coisas. Penso que isso só é válido em casos bem particulares.

Por exemplo, quando alguns psicóticos estão certos de que são Jesus Cristo. Nestes casos, temos que alimentar estes delírios – uma vez que são eles que os protegem de passarem ao ato. Fora isto, ninguém deveria tomar nenhuma palavra ao pé da letra. Não deveríamos tomar as palavras como se estivessem caído do céu. Não deveríamos tomar as palavras como se fossem hereditárias.

Se tomássemos as palavras como sendo nossas, ou seja, como signos, pelos quais nomeamos certos sentimentos, veríamos que somos muito mais que o sentido que as palavras nos dão.

A mulher é muito mais que o conceito de mulher. Impossível reduzir o homem a uma ideia do que seja o homem.

Gosto muito das pessoas que abandonam as palavras e se permitem sentir – até para inventarem outras palavras para o que sentem.

O mundo seria uma chatice se as palavras não pudessem ser questionadas. É por isso, talvez, que as pessoas mais conservadoras não suportam serem questionadas. Creio que o que não suportam é o fato das pessoas se permitirem sentir para além do que as palavras da tradição determinaram como tal.

Novas palavras abrem novos mundos, novas ideias e novas emoções. Nosso mundo está atrevendo-se a questionar a gramática estabelecida – inclusive criando outras siglas para pensar novos gêneros para além do masculino e do feminino.

Em breve teremos infinitas possibilidades para além de somente ele e ela. No fundo, não são apenas novas palavras ou siglas, são novos modos de sentir. Que venham muitos. Se for para o bem – que mal pode fazer?
Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s