POR QUE É SEMPRE TÃO DIFÍCIL GOZAR NO BRASIL?

Por que sofremos? Sofremos porque pensamos. E quando pensamos? Pensamos quando temos problemas. E os problemas pelos quais pensamos e sofremos possuem solução? Sim. Já está mais que provado que as pessoas são mais felizes naquelas sociedades que já resolveram o problema da sobrevivência física dos seus. 
Sabemos que vamos morrer um dia. Já aceitamos a nossa morte natural. Disso já não sofremos tanto. Nosso pânico é de morrermos antes do tempo. Nosso desespero é de morrermos de fome, de perdermos o emprego, de sermos assassinados, das guerras e do colapso da economia mundial. Nossa desespero é o que será de nossos filhos e netos nesse País que parece que nunca sai do lugar. Nossa dor é política. 
Parece que nossas elites não querem apenas tomar para si toda toda a nossa riqueza. Querem mais que isso. Querem o gozo todo para eles. 
Bom é transar só pensando para aumentar ainda mais o prazer de tanto transar. Impossível fazer um sexo gostoso sabendo que estão destroçando nossos direitos trabalhistas e previdenciários. 
Tenho a impressão que esse é o problema dos nossos muito ricos: resolveram o problema da sobrevivência para si, e como o resolveram detonando todas as nossas políticas públicas e tornando o país ainda mais miserável, por culpa, não conseguem gozar direito. 
Talvez, fosse esse um motivos desse golpe fajuto. Até antes do golpe, nós brasileiros, estávamos começando a aprender o que era gozar a vida. Nossas mulheres sendo empoderadas, nossos negros recebendo suas dívidas históricas e nossos LGBTs exigindo seus direitos de gozarem como nasceram. Parece que essa escrotice que estamos vivendo agora, quer nos trazer de volta para as nossas misérias das décadas de oitenta e noventa, também, para esquecermos dos prazeres a que vínhamos conquistando. Parece que essa nossa elitizinha recalcada quer nos jogar de volta no desespero da sobrevivência física, para esquecermos o prazer de gozar sem preocupação e impor de volta seus facismos da tradição, da família e da propriedade. Parece que esse golpe tem, não apenas um objetivo econômico, ele quer também destruir nosso sossego de deitar na cama para gozarmos com quem quisermos, e sem qualquer preocupação interferindo em nosso prazer de gozar.
Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s