POR QUE AS PESSOAS PREFEREM OS PSIQUIATRAS E NÃO OS PSICANALISTAS?

Temos muita dificuldade de admitirmos que somos finitos – tanto que criamos as religiões com a promessa de eternidade.

Na realidade, quase sempre as coisas não acontecem como gostaríamos. Contudo, sempre esperamos um dia poder realizar tudo o que planejamos. Ninguém espera perder seus amores – mesmo sabendo que isto pode acontecer.

No entanto, a realidade é que vamos partir um dia. Nossos sonhos nunca serão realizados como gostaríamos e, em algum momento, perderemos quem muito amamos.

Qual a importância da psicanálise em nossas vidas? O divã não nos ilude. O silêncio do psicanalista serve – exatamente – para esvaziar nossas fantasias, questionar nossos saberes e nos colocar de frente para as nossas certezas.

O psicanalista acredita que a nossa qualidade de vida dependerá de como vamos nos arranjar com isso. Esses enigmas são universais. Não adianta entupirmos de medicamentos. Não adianta fanatizarmos em doutrinas religiosas. Também, não resolve passar a vida toda lendo manuais de filosofia. Nada e nem ninguém pode nos livrar disso que é nosso em seu puro silêncio.

A questão é que não suportamos este vácuo. Nesse nosso desespero, saímos por aí procurando, abraçando e sendo manipulados por respostas equivocadas.

Nesta nossa loucura, ninguém pode nos ajudar. Ela é de cada um. O objetivo do psicanalista é o de nos colocar de frente para ela.

O bom de tudo isso é que o que quer que venhamos a fazer será algo mais que genuinamente nosso. 

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s