ESTAMOS TODOS MUITO HISTÉRICOS…

É notável como o mercado de medicamentos criou uma epidemia de transtornos psiquiátricos. Nunca se ouviu falar tanto em depressão, ansiedade e síndrome do pânico. É comum, hoje, encontrar pessoas queixando de dificuldade de concentração, agitação mental, insônia e impaciência. Parece que não há quem não esteja angustiado, triste ou melancólico. Há uma reclamação, quase generalizada, de falta de motivação, ausência de iniciativa e pouca vontade para fazer o básico. Estamos todos muito amedrontados. Tememos o próximo e desconfiamos de tudo: fora as guerras, o receio das doenças e das consequências da destruição do planeta. 

Nesse universo de pessoas, excessivamente queixosas, contudo, a grande maioria ainda não saiu por aí atirando pedra. Poucos ainda são os que surtam ou se fazem mal. Vejo pouca gente – por exemplo – se auto-mutilando. Muitos se dizem loucos, mas ainda não saíram doando seus bens para desconhecidos. Não vejo muita gente dando murro em ponta de faca. 

Portanto, o mundo não está maluco. O mundo está histérico. Quando a vida não está em risco, é só para chamar a atenção. Ficamos histéricos quando estamos diante de uma emoção e não sabemos o que fazer com ela. É grave quando a resolvemos mal. O histérico resolve encenando – tragicômicamente – tudo. Ele é aquele que só desmaia tendo um estofado para cair. O histérico sabe muito bem calcular os riscos – tanto que sua histeria termina quando a coisa começa a ficar séria demais. Portanto, temos que tomar muito cuidado com o limite entre surto e crise histérica. O mundo não está esquizofrênico: o mundo está carente e solitário. As pessoas estão se arranjando com isto dando crise histérica. Qual histeria? Não é mais aquela de Freud. Até a histeria mudou. A histeria do nosso tempo, é do corpo, da imagem e do excesso. Nossa histeria é compulsiva, mas não chega a ser loucura…
Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s