QUAL É O SEU TESÃO DE VIVER?

Fazer uma tatuagem não seria o mesmo que cravar em sua própria carne algo que você muito quer? Colocar um piercing não seria o mesmo que grudar um desejo seu em seu próprio corpo? Quase sempre deixamos de lado nossos corpos. Ou seja, deixamos de levar em conta nosso biológico.

Nosso EU é o EU do outro: o EU da religião, da moralidade, da lei e dos costumes. Esse EU que não nos pertence, existe para mortificar esse nosso EU carnívoro. Por isso angustiamos.

Ninguém nos deprime. Nós mesmos é que nos deprimimos. A depressão é uma covardia quando nos tornamos  servos do nosso mental.

Não devo adaptar meu corpo ao que o Outro quer de mim. Devo fazer o caminho inverso: minha identidade deveria ser o que meu corpo dita do meu prazer de viver. Meu corpo é único. A saída não é pelo igual. A saída é pela diferença. Tenho que extrair quem sou da minha própria carne. Tenho que fazer meus conceitos brotarem da minha corrente sanguínea. Tenho que descobrir qual é o DNA do meu prazer de viver. Não somos cópia. Basta a dor de que vamos morrer – e nada podemos fazer contra isso. Na verdade, não nos sentimos culpados por não darmos conta de ser o que esperavam de nós. Sofremos por negar quem somos. Sofremos por desenhar em nossa pele uma tatuagem que não combina com quem somos. Sofremos por implantar em nós mesmos um piercing que não escolhemos. Somos mais para agradar  que para nos agradar. Não nascemos com o pensamento. O pensamento é adquirido. Nascemos corpos. Nossos corpos falam. Só nós sabemos deles. Só nós podemos escutá-los. Nossos gozos estão escritos e pulsando dentro de nós. Ou os assumimos e gozamos de quem somos, ou os recalcamos em proveito de uma abstração e deixamos de existir no que temos de – exclusivamente – nosso.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s