NÃO ME É POSSÍVEL NÃO SER FELIZ …

Somos feios enquanto existência. Vamos caminhando para essa feiura a cada segundo que passa – até incorporarmos tudo dela. Terminaremos – todos – muito feios. Não se trata de uma escolha. Ninguém consegue se livrar disso.

Contudo, foi nos dado a possibilidade de explorar muitas belezas entremeadas nessa feiura. Nada – ao longo desse nosso processo de feiúra  – é só feio.

O que mais podemos usufruir além do fato de que estamos enfeiando? O prazer é vida. Portanto, basta estar vivo para experimentá-lo.

Não devo perguntar pelo que estou perdendo. Devo atentar-me para o que posso fazer do que ainda sou e tenho.

O corpo envelhece – é fato. Porém, o corpo pode gozar muito desse processo. Pobre de que só goza com a imagem! Pobre de quem não sabe gozar de tudo.

O prazer é o único modo que tenho de ser um pouco camaleônico. Só podemos dar uma guinada na dor do corpo com o que o próprio corpo tem de não dor. Não acho que a saída seja pela plastificação. Não acho que a saída seja pela musculação. O que há de mais belo no corpo é toda a libido contida em tudo dele. Não devo perguntar pela feiura do meu pé, das minhas orelhas, dos meus olhos, da minha boca, do meu pênis e da minha bunda. Devo perguntar qual uso prazeroso posso fazer de todas as partes do meu corpo. Não devo perguntar se meu corpo gera ou não beleza. Ninguém se contenta só em ficar olhando. Ninguém quer só um enfeite. Devo perguntar quais efeitos de gozo meu corpo exala?! As pessoas estão interessadas é no prazer que posso dar. O bom disso tudo é que, caso eu não encontre alguém para compartilhar esse meu prazer – posso fazer uso dele comigo mesmo. Ou seja, não me é possível não ser feliz: só se eu não quiser…Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s