É NA SOLIDÃO QUE TEMOS A POSSIBILIDADE DE INVENTAR QUEM SOMOS…

É seguro que a ideologia que você segue não dará certo. É certo que você terá problemas com quem você ama. É bem provável que amanhã será bem diferente do que você esperava.

A vida quase nunca é como gostaríamos. Isso é bom? Sim. É bom para que coloquemos algo de nós mesmos nela. Pode ser muito bom descobrir que o que se sabe não é a verdade que se pensava possuir.

Viver é testar a capacidade de reinventar o próprio viver. Podemos tudo e não sabemos. A vida nos dá o tempo todo a possibilidade de sermos nós mesmos e, deixamos de ser, porque insistimos em repetir fórmulas que não funcionam mais. Repetimos, porque não acreditamos que podemos fazer por nós mesmos.

Querem que façamos sempre igual para que as relações de poder permaneçam como estão. Não sabemos usar o que falta a nosso favor. Entramos em pânico quando falhamos.

Deveríamos comemorar quando tudo dá errado, porque é na solidão que temos a possibilidade de inventar quem somos. Muitos optam pelo nada quando poderiam ser tudo.

Estamos em um tempo em que as supostas verdades estão todas indo por terra. Estamos em um tempo onde  as pessoas estão deixando de ser quem nunca deram conta para – finalmente – viver com tudo o que lhes é de direito.

No entanto, muitos estão blefando. Muitos estão desistindo quando poderiam.

Contudo, não temos tantas alternativas. Teorias estão sendo quebradas. Amores novos estão emergindo. Modos singulares de ser estão ganhando força. O mundo do “todos iguais” está vindo abaixo.

Nossa capacidade de questionar chegou a um impasse: não existe a teoria da teoria. Caiu a ficha do engodo social.

Agora, cada um terá que se fazer e se refazer diante dos imbróglios da vida. Descobrimos – finalmente – o que podemos. Não existe mais saídas vindas de fora. O mundo se abriu por inteiro para o singular.

O que fazer? Esperamos que cada um descubra o seu modo próprio – e que faça bem feito.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s