A SEPARAÇÃO É A MAIOR PROVA DE AMOR QUE EXISTE…

Conhecemos o outro não quando tudo está tudo dando certo. A felicidade não é a verdade. Só conhecemos o outro – de fato – quando algo na relação deixa de funcionar.

A falta do amor é a maior prova de amor que existe. É quando o amor entra em crise que mais deveríamos dar provas de amor. Deveríamos, especialmente, provar que temos amor próprio – provando nossa elegância.

A questão é que só funcionamos com tudo bem decoradinho. Só funcionamos bem por máscaras. Só sabemos amar copiando amores irreais. Amamos seguindo o pior da literatura amorosa que conhecemos. Amamos seguindo as receitinhas das novelas mais clichês e mais piegas da tv.

É por isso que não sabemos amar. Nunca estamos como – de verdade – somos em nossos amores. Amamos o que nos disseram que seria o amor.

Sabemos que não amamos porque nos enchemos de ódio quando blefa o amor que tínhamos como sendo o certo.

Não sabemos de nós mesmos quando amamos. Vamos completamente desamados de nós mesmos para o amor. Só sabemos de um amor avesso ao que somos. Viramos uma máquina de amar. Amamos mais o amor que a nossa autoestima.

Não suportamos quando esse amor ilusório nos deixa: entramos em pânico ou caímos em depressão. Ou seja, provamos que não nos amamos.

É na solidão que mais precisamos da segurança de que sabemos amar. Não há amor sem perda porque ninguém é de ninguém. A falta é inevitável.

Todo amor é tenso quando o amor próprio não vem primeiro. No fundo, o ódio pelo outro é um ódio por si – e pela incompetência de se ter como a companhia.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s