O QUE É SER GAY?

Uma mãe me disse que precisava encontrar uma escolinha de futebol porque tinha pavor só de pensar na possibilidade de ter um filho gay. Retruquei dizendo que isso de nada adiantaria – caso ele fosse realmente gay. Disse que ser gay não é uma escolha. Argumentei que ser gay independe de qualquer intervenção educativa, cirúrgica ou medicamentosa. Terminei dizendo que se seu filho tivesse que ser gay – ele o seria – querendo ela ou não.

Anatomicamente nascemos macho ou fêmea. Acontece que não somos só anatomia. Somos desejo. A sociedade tenta padronizar nossos desejos. É daí que vem o preconceito.

O sexo é biológico e o gênero é um sentimento. Uma pessoa pode nascer do sexo masculino  e se sentir atraída por alguém do sexo feminino. Uma pessoa pode nascer do sexo masculino e se sentir atraída por alguém do sexo masculino. Uma pessoa pode nascer do sexo feminino e se sentir atraída por alguém do sexo feminino.

Não existe ciência para o sentimento.

Portanto, ser lgbt não é um conceito, uma invenção, uma imposição, uma doença e nem um pecado. Basta sentir. Sentir é inato.

O sentimento é o nosso UM, a nossa essência, a nossa verdade, a nossa assinatura, a nossa marca, a nossa letra e a nossa escrita.

Jamais poderemos compartilhar – intelectualmente – o que sentimos. É por isso que as escolas desfazem tanto da emoção porque sentir não se educa e nem se transmite.

Nesse sentido, é inqualificável a contribuição que os lgbts vêm dando para a humanidade. Os LGBTs estão resgatando o direito de viver pelo sentir. Estão modificando o paradigma do mundo. Estão criando um novo jeito de ser e de viver: um jeito de ser e de viver pelo que se sente. Isto não tem preço!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s