QUANDO É QUE VOCÊ MUDA O MUNDO?


Você deve dar uma cesta básica para quem está com fome. Você deve dar um agasalho para quem está com frio. Você deve ajudar um doente que necessita de um medicamento.

Contudo, não pense que é fazendo essas boas ações que você estará mudando o mundo. Para provocar uma mudança – de fato – você precisa perguntar por que as pessoas não têm o que comer e o que vestir.

Temos duas respostas: uma que atribui ao próprio miserável a causa de sua miséria e, outra, que pensa a situação – desse mesmo miserável – em um contexto mais amplo de desigualdade social.

Na primeira, o próprio miserável é responsável por sua miséria. Ele é preguiçoso ou vagabundo. Na segunda, ele é vítima de uma sociedade onde poucos detêm a maior parte da riqueza, enquanto a grande maioria vive na mais absoluta escassez.

Você não estará mudando o mundo se optar pela primeira resposta. Você estará praticando assistencialismo – que é necessário para os casos mais imediatos. Contudo, você estará atuando sobre as consequências da concentração da riqueza e, não, sobre as causas estruturais da desigualdade social. Portanto, você não estará mudando o mundo. Pelo contrário, você estará contribuindo para que ele permaneça como está.

Para mudar a realidade – de fato – você precisa repensar a forma como a riqueza está distribuída. É fácil chamar um pobre de vagabundo – quando nunca foi dado a ele as mesmas condições a que foram dadas aos muito ricos. É curioso pedir para o pobre se virar – quando não foi dado a ele nenhum meio para tal. Do mesmo modo, é de um cinismo estarrecedor afirmar a ostentação da riqueza como resultado apenas do esforço particular dos  ricos.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s