SOBRE A ÉTICA …

A ética pode não ter nada a ver com a política. A ética pode não ter nada a ver com a lei. O nazismo foi legal. A ditadura militar foi legal.

Ética pode não ter nada a ver com religião. Para muitas doutrinas, a mulher deveria ser submissa e todo LGBT deveria ir para o inferno.

A ética combate os preconceitos. A ética trata da vida, do bem e da liberdade.

A lei pode ser violenta. A religião pode ser violenta. A ética diz NÃO à violência.

Há leis justas e leis injustas. Há leis tendenciosas. Há leis que não são éticas. Há leis racistas. Há leis misóginas. Há leis homofóbicas.  O que importa mais – a lei ou a ética? Não há dúvida: a ética. Não haveria civilização sem ética. É legal ou é ético? Deveria ser legalmente ético.

É justo combater a lei quando a lei é injusta. É justo combater qualquer seita que explora a fé alheia.

Infelizmente, muitos se apegam mais a legalidade que a ética. Quantos não acham que a fé vale mais que os valores? A fé hipnotiza. A política manipula. A ética liberta.

Ética é inteligência. A ética tem lógica. A ética é uma reflexão. Para a ética, toda diferença – quando é do bem – é salutar. Para a ética, somos livres com a condição de que atribuamos consequências aos nossos atos. Para a ética, somos livres com a condição de que nossa liberdade seja estendida à todos.

A vida em sociedade não pode ser reduzida a lei ou a fé. Infelizmente, ainda somos, sobremaneira, influenciados por preceitos religiosos e jurídicos. É preciso ir além da legalidade e da fé.

Deveríamos ser mais éticos que legalistas. Deveríamos ser mais éticos que políticos. Deveríamos ser menos religiosos e mais éticos. A ética deveria ser mais lembrada que a lei. A ética deveria ser mais cobrada que a religião.

Neste momento, precisamos combater a lei. Precisamos lutar contra a política. Precisamos combater os falsos pastores. Os interesses pessoais estão obscurecendo os valores. O respeito ao outro está evaporando. É urgente resgatar a ética. Tudo o que está acontecendo é muito sério. Não estamos brincando de viver em sociedade …

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s