Seja GENEROSO, sempre!

A questão é saber de qual lado você está: se é do outro ou se é do seu? Se for do outro você estará do lado de todo mundo. Se for do seu, certamente, você estará sozinho.

A questão é saber em quem você pensa: se é em você ou se é no outro? A questão é a sua capacidade de se colocar no lugar da dor do outro.

Solidariedade e generosidade são expressões antagônicas.

A primeira é corporativista: você dá e quer em troca. A solidariedade é egoísta. É classista.

A generosidade é livre. É quase como se perder no outro. A generosidade é para os que estão excluídos de tudo. É para aqueles sem nada para dar em troca. É para aqueles salvos pela gratuidade alheia. É para os que perderam sem o retorno do que perderam.

Prefiro as pessoas generosas. Tento me rodear de pessoas sensibilizadas pela dor alheia.

Gosto dos artistas que não fazem só por dinheiro. Gosto do cinema que humaniza. Gosto da arte que questiona as mazelas sociais. Gosto das ideias que combatem todas as formas de desigualdade.

Penso que tudo pode retornar para mim – para o bem ou para o mal. Penso que sempre tenho alguma responsabilidade – direta ou indireta – em tudo de ruim que me acontece.

Incomodo quando não consigo ser – minimamente – generoso. Sofro quando nego gentilezas. Culpo-me – também – pela violência que me atinge.

Ninguém nasce egoísta. Ninguém nasce generoso. Pensar no outro é pensar em si. Ganhamos todos com a generosidade.

É bonito ver brancos e negros lutando contra toda forma de racismo. É bacana ver ricos brigando por políticas de transferência de renda. É bonito ver intelectuais lutando contra o fim do analfabetismo. É bonito ver heterossexuais bem resolvidos na presença de homossexuais. Nada mais nobre que querer para o outro o melhor que tenho em mim.

Um dia teremos homens e mulheres lutando pela equidade de gênero. Não devo ostentar quando falta ao outro: seguramente ele virá me cobrar. A generosidade é a nossa única salvação. É o nosso melhor antídoto contra a barbárie. Sejamos generosos – sempre!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s