Como entender o ódio machista, racial e homofóbico?

Como entender o  machismo, o racismo  e a homofobia? A raiva é constitutiva do ser humano. No entanto, a raiva só é válida como forma de proteção, de indignação e de senso de justiça.

Em tudo temos que supor uma ética. A raiva só é ética quando possui  uma justificativa plausível. Ser mulher não oferece qualquer risco. Ser negro não causa nenhum dano. Um casal homossexual não altera a vida de quem quer que seja. Portanto, a violência de gênero não se justifica. O racismo também não. Tão pouco a homofobia.

Como explicar estas formas de violência – uma vez que as mesmas não possuem nenhuma fundamentação que as justifiquem? Resta-nos buscar uma explicação no próprio eu do machista, racista ou homofóbico. Estes só podem estar utilizando a raiva contra o diferente para se punirem de algo que se culpam.

O recalcado vive um inferno interno. Sente culpa por seus desejos e vive se condenando por isso. Usa do ódio contra o outro como uma forma de se castigar e pratica crimes visando à expiação de suas culpas.

Qualquer violência injustificável precisa ser subjetivamente investigada – uma vez pode esconder algo grave e que diz respeito ao emocional de quem a pratica.

O ódio machista precisa ser escutado. O racista precisa se implicar em seu ato. O homofóbico precisa retificar sua posição frente ao mundo gay. Não há qualquer problema em ser mulher. A cor da pele não é determinante da qualidade moral. Ser homossexual não é crime, doença ou pecado. Que as pessoas sejam livres para ser o que quiserem – com a condição de que não interfiram no direito do outro ao exercício em sua liberdade de ser o que também quiser.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s