POR QUE GOSTO MAIS DOS ARTISTAS QUE DOS POLÍTICOS?


Por que gosto mais dos artistas que dos políticos? A arte me leva ao encontro de algumas certezas que não posso me furtar para ser feliz de alguma maneira. Os artistas não me fazem apenas pensar: os artistas me fazem sentir. Muitos me fazem gozar. Muitos também me fazem rir.

Espero envelhecer. Perderei pessoas queridas. Sei que vou morrer. Os artistas me colocam de encontro a tudo isso e em carne viva. Não vejo palavra nas tela – vejo imagem e acontecimento. Não vejo pessoas no palco – vejo atuações. Não vejo conceitos na poesia – vejo a vida e a morte, o amor e o ódio, a beleza e a feiúra. A arte me força uma posição diante do real.

É falsa toda a alegria de viver que primeiro não se arranjou com a dor. Só é de fato, a esperança que nasceu dos dejetos da vida. Quanto mais me aprofundo nos enigmas, mais fortalecido saio para usufruir do que me está sendo permitido viver. A política é um caso à parte. Os artistas se alimentam da vida em toda a sua crueza. A política me distância da vida. A política mente. A política ilude. Os artistas não me dão alternativa: viver de verdade ou não viver.

Evaristo Magalhães – psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s