Que muito pensa, mente sobre si mesmo!

Só conseguimos sentir quem somos. Até tentamos explicar e ficamos ansiosos porque esta é uma tarefa impossível. Quando me explico, fujo de mim mesmo. O meu amor não é o mesmo amor de que falo. A alegria que expresso é muito diferente da alegria que sinto.

A minha verdade está no que sinto e não no que penso. Precisamos falar menos e nos sentir mais. Precisamos questionar menos e viver mais o que nos emociona. Quanto mais silencioso fico mais estou em contato comigo mesmo.

Precisamos saborear nossas emoções da mesma forma de quando saboreamos um pedaço de chocolate tocando a ponta da nossa língua.

Penso com a cabeça. Sinto com o corpo inteiro. Se penso, não durmo. Se penso, não beijo. Se penso, não gozo. Pensar é frio. Tocar é intenso. Pensar é deslizar no sem-fim das palavras. Sentir vai num crescente até o ápice. Pensar nos desvia do que temos e de onde estamos. Pensar julga e desvaloriza quem somos e o que possuímos. O que sinto é o que sou. Posso e devo ser o que quero.

Por que tenho que ter lógica? Por que tenho que viver me criticando? Meu corpo quase nunca obedece ao que penso. Pensamento é uma tarefa inócua para as coisas da alma. Pensamento não foi feito para o sentimento. Pensamento é enfadonho. Sentimento encanta e empolga. Um amor pensado é completamente diferente de um amor sentido.

Não existe texto.  O que prevalece é o que sinto do texto. Prefiro o ator que vive o texto ao ator que interpreta o texto.

O pensamento recalca o sentimento. O pensamento trava. O sentimento entrega-se livre. O sentimento naturaliza e o pensamento artificializa. Quem muito pensa, mente sobre si. O sentimento nunca mente! A pior de todas as mentiras é quando não nos permitimos sentir: deixamos de viver!!!

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Um comentário sobre “Que muito pensa, mente sobre si mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s