VOCÊ já descobriu a sua VERDADE?

Quem é o Grande Outro? Não é uma pessoa. Não é uma ideia. Não é um sentimento. É bem mais que tudo isso. É o inédito. É o que está para acontecer. É o que adiamos. É o amanhã. É o imprevisível. É o que ainda não sei como resolver.  É o meu incerto. É o que está para além de tudo de mim. É o que foge ao meu controle. É o que ainda não tenho resposta. É o que não tem palavras.

Não é ciência. Não é literatura. Não é filosofia. Não é psicanálise. Não é religião. É o que sou de mais real. É meu EU em ossos.

O transtornado obssessivo e compulsivo cria uma rotina louca para neutralizar este Grande Outro. O possessivo cola em um grande amor como se pudesse retornar para uma vida intra-uterina. Os histéricos se descabelam. Os psicótico colocam suas vidas em.

O que fazer diante desse Grande Outro? Podemos tentar fugir. Podemos fazer poesia. Podemos compor melodias. Trabalhar. Ir à escola. Namorar.

No entanto, fugir não adianta. Ele nunca sairá do nosso encalço. Não é um fantasma. É o real. Aliás, o único real. Está aqui e ali.

Tudo em seu entorno é pura ilusão. As palavras cessam. Os sentidos emudecem. Os movimentos paralisam. Ele é a verdade.

O que fazer diante desse Grande Outro? Não é pensar. Não é blá blá blá. Não é sofrer. É gozar da vida em ato. Como o grande ator que vai ao âmago da tragédia. É quando atuamos com o que somos para além de tudo o que já fomos. É quando nos entregamos para além dos sentidos. É o gesto. Cada um precisa descobrir o seu. Você já foi lá?

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Um comentário sobre “VOCÊ já descobriu a sua VERDADE?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s