Ninguém tem o poder não querer ficar angustiado. A angústia é constitutiva do nosso ser. Não sabemos o que nos acontecerá. Nosso destino não depende apenas de nossas vontades.
A questão é como lidar com a dor da angústia sem sofrer tanto?! Como encontrar um lugar psicológico menos angustiante para estar.
Podemos dormir e acordar angustiados. Podemos nos dopar contra a depressão. Difícil encontrar um lugar onde nos sentimos – minimamente – angustiados. Sabemos que tudo possui desdobramentos. A angústia é o preço que pagamos pelas escolhas equivocadas. Como acertar? Em tudo há o inconsciente. Em tudo há pulsão de morte. Em tudo há alguma angústia. Podemos dormir e não acordar. Não temos muitas certezas. Nunca estamos em total conformidade com o ambiente. A vida verdadeira traz alguma dor em tudo. Isso não é masoquismo. É fato. O grande desafio é tornar a angútia o menos importunante possível. A saída é buscar lugares e maneiras de se sentir o menos desconfortável possível para si e para os outros com os quais convivemos.
Evaristo Magalhães – Psicanalista