GENEROSIDADE …

Estar no lugar do outro é o nosso maior desafio. Se o superássemos, o mundo seria outro.

Imagina todo mundo se colocando no lugar de todo mundo?

O ideal seria perguntar o que é melhor para o outro e nunca perguntar o que é melhor para mim. É este MIM o nosso grande problema.  

Só consigo saber o que é justo para mim quando me pergunto se seria justo para o outro estando ele no meu lugar. Isto é a GENEROSIDADE.

É muito difícil deixar o ego de lado.

Imagina se os europeus tivessem se colocado no lugar dos indígenas e africanos? Imagina os corruptos se colocassem no lugar daqueles sem acesso aos públicos? Pense nos heterossexuais trocando de lugar com os homossexuais? O mundo seria outro se os machistas conseguissem – sequer – imaginar o drama de suas esposas e filhas. E se os brancos fossem viver na pele dos negros? E se os ricos resolvessem viver como os pobres?

Seria um sonho uma sociedade onde cada um fosse capaz de ignorar o lugar que lhe é reservado. Onde cada um pusesse entre parênteses as suas diferenças individuais e o apego aos seus interesses particulares.

Viveríamos uma grande reunião de iguais sem ego. Ou seja, com cada um ignorando suas posições de classe, de inteligência, de força e de traços de personalidade.

O EU é sempre injusto e não podemos pensar a justiça a não ser colocando-nos fora do jogo ou das condições de governar o julgamento.

Trata-se de cada um contar por um. Cada um colocando-se no lugar do outro e procurando seus interesses nos interesses de todos. Interesse ao mesmo tempo mútuo e individualmente desinteressado.

Sei que isso é quase impossível. Contudo, não vejo outro caminho para salvarmos a humanidade.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s