O QUE É A ESQUIZOFRENIA?

Esquizofrenia tem a ver com desconexão da realidade.

As paixões compõem o id. O ego e o superego tentam conectar as paixões com a realidade.

Algumas paixões não podem vir à tona. Este é o preço por vivermos na civilização.

A esquizofrenia ordinária é o tipo mais comum. Nela, o indivíduo parece estar conectado ao mundo e até lida bem com as coisas do seu cotidiano. No entanto, pode desconectar-se, por exemplo, porque seu candidato foi derrotado em uma eleição presidencial. Pode morrer pelo seu time. É capaz de entregar todos os seus bens para uma seita religiosa. Pode cometer atrocidades em uma relação amorosa que nunca existiu.

Neste tipo de esquizofrenia, o indivíduo não vive o tempo todo em surto. Ele consegue adquirir uma certa socialização. Contudo, pode surtar a qualquer momento.

Ninguém vive sem paixão. A sociedade nos oferece várias delas. Podemos apaixonar pelas artes, pelas ideologias, pelas doutrinas e por pessoas. Tudo isso é muito fascinante.

O ideal é nunca esquecer que o mundo prometido pelas paixões jamais se concretizará de forma plena.

Tudo complica quando os mais desavisados são usados – de forma leviana – por grupos econômicos, times de futebol, falsos profetas e partidos políticos.

A sociedade de consumo, o futebol, a religião e a política, quase sempre, sobrevivem de alimentar um ódio absurdo contra toda e qualquer forma de oposição.

O problema do apaixonado é que ele descarta qualquer hipótese de perder. Todo apaixonado age de modo implosivo quando se depara com a derrota.  Toda paixão é sustentada por algum tipo de ódio.

Não há meio termo. Tanto faz viver ou morrer. Todo apaixonado cria um mundo que só existe para si. Dependendo do tipo de interesse, a coisa pode adquirir dimensões de convulsão social.

É de uma irresponsabilidade, sem precedentes, usar uma parcela, estruturalmente esquizofrênica da população para combater, quando a competência pessoal não foi capaz de consquistar a vitória.

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

Um comentário sobre “O QUE É A ESQUIZOFRENIA?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s