DESEQUILIBRADOS…

O psiquismo é movido por afetos. A mente divide-se em consciente e inconsciente. O inconsciente é o que nos perturba.

O histérico não sabe o que fazer com seu inconsciente: por isso quer chamar a atenção para si. De nada adianta explicar ou punir seus pittis. Dificilmente o histérico se dá conta das cena ridícula que representa.

É função da psicanálise trazer o inconsciente para o consciente. É através do ouvido do analista que o histérico vai se escutando e se dando conta de suas intenções inconscientes e de suas encenações. Aos poucos vai tomando ciência de si.

Mesmo nos quadros graves de histeria algum traço de consciência permanece intacto. Este pequeno lampejo de consciência é o fio da meada que o analista irá puxar no histérico.

Todo neurótico meio que faz de conta que não sabe de sua neurose.  Este é o ponto central de sua análise. É o único meio de responsabilizá-lo por seus atos.

Na clínica, todo sofrimento é realização de desejo. A dor é protetora da angústia. É óbvio que ninguém jamais admitiria gostar de sofrer. É sempre mais fácil vitimizar-se.

Na clínica, não há vítimas. Não existe análise de terceiros: é pura singularidade. É o encontro com o outro de nós mesmos. Espaço oposto ao da covardia. Lugar para o máximo de coragem e de honestidade para consigo.

Autor: Evaristo Magalhães – Psicanalista

Um comentário sobre “DESEQUILIBRADOS…

  1. Vejo diariamente muitas pessoas desequilibradas MUITAS, acho que um pouco de desequilíbrio faz até parte da maioria eu sou um deles rsss, mas brincadeiras a parte eu mesmo já tomei consciência de meus flagelos vejo que as pessoas precisam de Deus em suas vidas para preencher seus vazios existenciais e curar seus tramas, agora se isso não resolver analista urgente por favor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s