O que esperar do AMANHÃ?

Já foi possível prever um futuro melhor. Vivíamos uma época de maior estabilidade. Os trabalhadores aposentavam-se sem mudar de profissão. As mudanças não eram tão rápidas. Muito do que acontecia no mundo, demorava meses ou até anos, para chegar no Brasil. As fronteiras eram mais bem definidas. Quase não éramos afetados pelo que acontecia fora dos nossos limites.

Hoje, tudo está interligado. Qualquer mudança pode transformar radicalmente nossas vidas. Não há mais futuro – no sentido de ser possível prever como estaremos amanhã. Hoje estamos bem e amanhã poderemos não estar. Uma crise econômica na Finlândia pode afetar os projetos de vida de quem vive no interior do interior da Paraíba.

O mundo cresceu e as variáveis também. Nosso futuro não depende mais apenas da nossa vontade. Perdemos a autonomia sobre nossos planos e desejos. O mercado sobrevive de novidades. É preciso que tudo mude o tempo todo porque a economia não para de girar. É por isso que as coisas – hoje – têm um tempo curto de duração. Uma música é trocada por outra em um piscar de olhos. Uma profissão cai em desuso do dia para noite. Nos últimos trinta anos perdemos valores e compotamentos seculares. O mundo globalizou e o certo agora é associar felicidade à aquisição de bens de consumo de curta duração. Nossos motivos de realização pessoal mudaram radicalmente. Foi impresso nas relações a mesma velocidade e o mesmo vazio das transações mercantis.

Como será o amanhã? Precisamos de uma certa garantia para nossos projetos de vida. A era das incertezas vem esvaziando todas as nossas motivações. Os sujeitos estão deixando de acreditar e pagando pra ver. A vida não pode ser uma questão de sorte e azar. Não podemos transformar tudo em uma roleta russa. Não dá para viver um dia de cada vez. Viver não pode ser como um experimento de ensaio e erro. Precisamos de uma estabilidade mínima. Não deveríamos começar já pensando que tudo pode acabar daqui a pouco.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

Um comentário sobre “O que esperar do AMANHÃ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s