Por que as PESSOAS têm tanto MEDO de falar sobre SEXO?

Comer e comprar dá muito prazer. Isto é fato. Para comer bem sempre encontramos um profissional dando dicas sobre o assunto. Do mesmo modo que todo mundo come por prazer também deveria fazer sexo por prazer. Por que o prazer na comida  é diferente do prazer no sexo? Por que as pessoas não conversam tranquilamente sobre sexo? Por que o sexo não é visto como mais uma atividade prazerosa da vida? Por que ele  é tão carregado de crendices e bizarrices? O sexo – diferente de quase tudo – ainda é um fantasma. Por que será? Por que as pessoas tratam os órgãos genitais como partes sagradas? Por que insistem em calar a natureza? Por que tantas pessoas têm asco do sexo? Por que profissionais não podem sobreviver do sexo? O que o sexo tem de diferente? Por que condenam o sexo ou querem padronizá-lo? Por que associam o sexo ao pecado e ao inferno? Pensam que sexo vicia? Mitologia grega? Sodoma e Gomorra? Calígula? Estas estórias e personagens ainda permanecem no imaginário popular e continuam reforçando o sexo como uma atividade desregrada, suja ou pecaminosa. Avançamos pouco sobre o sexo. Filhos sexualmente ativos vira uma nova preocupação. Se o marido sobe de cargo a esposa fica preocupada com o assédio das interesseiras de plantão. O sexo assombra. Ainda temos dificuldades homéricas de conversar sobre sexo. Dificilmente alguém acredita em uma amizade sem sexo. Quanto menos conversarmos sobre o sexo mais misterioso ele ficará. Quanto maior o mistério mais medo e paranoia. O sexo precisa deixar de ser uma zona enigmática. Fazer sexo precisa se tornar algo tão normal quanto qualquer outra atividade do cotidiano. Precisamos des-hierarquizar o sexo. O medo de sexo pode ser revelador de fantasias muito excitantes com ele. A negação é sempre proporcional à afirmação e não deixa de ser uma forma masoquista de realização sexual. Quando vamos gozar o sexo como gozamos das tantas outras atividades da vida? Quando viveremos o sexo da mesma maneira como respiramos, alimentamos, trabalhamos e brincamos?

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista.

Anúncios

4 comentários sobre “Por que as PESSOAS têm tanto MEDO de falar sobre SEXO?

  1. Stella Brasil disse:

    Olá Evaristo,

    Como sempre, adoro o que você escreve, e tenho publicado seus textos na minha página do FB. Gostaria que você verificasse no texto, quando diz que o pênis e vagina são órgãos de excreção. Só o Pênis o é. Na mulher, a uretra faz este papel. Há muitas mulheres que acreditam ser a vagina órgão de excreção, e isso pode fortalecer essa crença. Grande abraço! Stella Brasil

  2. Ola, sou estudante de Psicologia e pretendo fazer a formaçao em Psicanalise. Tenho grande interesse na abordagem da Psicanalise. Voce poderia me indicar algum livro que fale sobre essa dificuldade em falar sobre sexo, algo nesse sentido? Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s