Minha OPINIÃO sobre uma PESSOA MAU-CARÁTER…

Os filósofos gregos diziam de uma forma ideal para a condução das situações cotidianas. Platão e Aristóteles insistiam que só o justo é feliz. Diziam que para se conduzir bem qualquer situação, o ideal seria pensar como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do outro. Se fizermos isto encontraremos a medida justa para lidarmos com nossos conflitos. A justiça é a medida. Sendo capaz de se colocar no lugar daquele que você está em vias de aplicar uma punição – todo EXAGERO ofensivo, físico, psicológico ou moral – será abolido. Não podemos perder esta virtude. Não podemos usar de conduções irracionais para resolver nossas diferenças  cotidianas. Irracional para a filosofia é agir com paixão – pathos, patologia, passionalidade. Estas expressões nos ajudam a entender melhor o que está acontecendo com as relações humanas. Agir passionalmente significa se impor a qualquer custo, pela força física ou simulando sofrimento e implorando por misericórdia. O mau caráter é agressivo quando se altera ou quando se submete como um escravo arrependido. Falta à ele o senso de justiça e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quer fazer prevalecer sua vontade não importando se está sendo ou não prejudicial ao outro. Não há o outro. O outro é apenas um empecilho a ser subjugado pela força ou piedade. Em qualquer contrariedade, o mau caráter começa franzindo a testa ou estatelando os olhos. Se você insiste em não fazer concessão – depois de um certo tempo – fica agressivo ou se faz de vítima. Infelizmente, estamos à mercê destes  psicopatas. Não podemos perder o senso de justiça. Num mundo onde GANHAR é a regra, fica complicado o exercício da justiça.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

 

Anúncios

3 comentários sobre “Minha OPINIÃO sobre uma PESSOA MAU-CARÁTER…

  1. Em hipótese alguma contradizendo, ainda mais pela amplitude do texto , penso ser pouco nossa culpa .Produzimos as pessoas desde o criança, e quando elas desviam-se da conduta estabelecida por nós (sociedade) ,incriminamos-as aquilo que nos mesmos produzimos . Mas nós , não temos a coragem de assumir a responsabilidade . Acho eu , que é difícil definir as pessoas sem antes nos definirmos ,olhando a nós mesmos no espelho . Aliás , o que é um perfil para um , é visto de outro modo por outro. mas como somos humanos , sempre vale o nosso interesse , é a natureza dos animais , ao meu ver , são apenas nossos “extintos selvagens “vindo a tona , por ser tão vitima do modelo de vida que vivemos .Afinal , sempre culpamos os outros , e quem realmente é a culpa daquilo que somos ?

  2. É engraçado como algumas pessoas reclamam tanto do mau-caratismo dos nossos representantes enquanto essas mesmas agem com mau-caratismo, mesmo que em pequenas coisas.
    Eu reclamo, e muito! Mas não há nada nesse mundo que eu preze mais que meu caráter.
    Uma vez um professor disse que precisamos de políticos jovens, geniais e honestos. Quem dera se fosse tão fácil!
    Infelizmente vivemos em um mundo em que as pessoas de bom caráter são exceção.
    Somos obrigados a conviver com isso no meio profissional, acadêmico e às vezes até no familiar.
    É um “puxando o tapete do outro” e querendo passar por cima a qualquer custo. “É cobra comendo cobra!”
    Graças a Deus existem exceções! Cabe a essas identificarem outras, identificarem bons exemplos. Para que possam seguir e passar adiante.
    Talvez assim nossos bisnetos ou tataranetos viverão em um mundo melhor.

    • políticos jovens honesto é tão desejável quanto necessário, dificilmente sobreviverá aos bombardeamentos de interesses privados .Quanto a sociedade , “bom caráter ” é tão exclusivo , a ponto do individuo ser excluído do meio social em que vive ,enquanto ideias inovadoras ao bem real da sociedade são violentamente derrubadas pelos conservadores egoístas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s