Você se acha FEIO?

Há sempre um sapato velho para um pé torto ou cansado. Este ditado popular diz que – no que tange ao desejo – todos acabam se arranjando.

No fundo – e por preconceito – os feios acabam se ajeitando entre si. Você tem ideia do tanto que as pessoas ditas feias sofrem? O que é um feio? Pessoas que os outros consideram feias e que, por isto, acabam se achando feias mesmo.

Segregamos os ditos feios. Temos um padrão estético pouco flexível. Somos condicionados a desejar o bonito e a renegar o dito feio.

Na verdade, vivemos em guetos. Os bonitos com os bonitos, os feios com os feios, os magros com magros e os gordos com os gordos. Com algumas exceções – que sabem muito bem o preço alto que pagam por suas escolhas.

O belo é o simétrico. O feio é o descompensado. O belo é leve. O feio é pesado. O belo encanta. O feio desvia. O belo é a regra. O feio é um fetiche. O belo é o normal. O feio é o pervertido. Isto é imposto de forma tão imperativa que o próprio feio acaba incorporando sua feiura.

Vivemos uma epidemia de feiura em função da imposição da ditadura do considerado belo.

Ninguém é culpado por ter nascido assimétrico. A reconstrução artificial costuma piorar ainda mais a situação daqueles pouco beneficiados pela natureza.

Muitos ditos feios sobrevivem desfazendo de si por se acharem feios – o que deveria ser proibido. Deveria haver cotas para os ditos feios. A discussão acerca do respeito às diferenças deveria colocar – em primeiro lugar – os tratados como feios. Deveria haver políticas públicas – específicas – para os vistos como feios.

A discriminação da feiura – quase sempre – vem primeiro que a racial, a sexual e a de gênero. Precisamos colocar em discussão a questão da estética.  Discutir o problema da feiura não deixa de ser – também – uma forma de inclusão social.

Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

2 comentários sobre “Você se acha FEIO?

  1. Herica Peret disse:

    O texto é bom sim, mas como sou muito bela não me identifiquei muito com ele amigo! !!! Rsrs.
    Tenho pena dos que são muito Feios . Os mmuito gordos pondem fazer dietas e fica bem na foto, mas o feio coitado não tem como fazer para ficar bonito!!!!!!!!
    Brincadeira viu gente

  2. Gente cresci me achando o mais feio de todos, eles ainda acham isso porem eu não, acho que devo melhorar aqui e ali e nada mais, a feiura esta dentro de nossa mente socializada, gostaria tanto que as pessoas notassem, que podemos cuidar do cabelo da pele do peso e independente da cor da raça ou gênero, todos são totalmente bonitos, precisam mesmo é de auto estima, e de se tratar nada mais, digo em todas as palestras que vou tem dias que quando me sinto bem arrumado, até os atores de Hollywood perdem para minha beleza … pois nasci assim, me aceitar é o principio de tudo. Isso ai professor só faltou a critica contra aquelas pessoas HORRÍVEIS, que falam fui a uma festa e tinha tanta gente feia, logo penso você era uma delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s