Você é do tipo MAL HUMORADO?

É mal humorado no emprego. É grosseiro com a namorada. Fecha a cara só porque o celular quebrou. Fica nervoso só porque está acima do peso. Isto não é mau humor: é piti histérico, superproteção infantil ou masoquismo. O mau humor não se justifica quando o problema tem solução. Fora isto, não é mau humor e, sim, incompetência para lidar com os conflitos. Ninguém tem o direito de ficar mal humorado quando há outras alternativas. O mau humor só é justificável para os casos limites. Por exemplo: quando a dor é crônica ou quando o diagnóstico é de uma doença incurável. A revolta só se justifica para um pai que acabou de perder um filho, para um lesionado em processo de adaptação ou para um idoso debilitado e abandonado pela família. Nosso mundo está equivocadamente mal humorado. Perdemos a noção da real gravidade das coisas. Infantilizamos nossas ações. Qualquer pequena contrariedade transforma-se em queixas difusas e atitudes insanas. Uma situação banal pode gerar reações de todo tipo. É arriscado chamar a atenção ou exigir bom atendimento. Imagina quando essas pessoas tiverem que lidar com situações realmente graves?!

  Autor: Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

Anúncios

2 comentários sobre “Você é do tipo MAL HUMORADO?

  1. Adnis disse:

    Muito interessante sua posição a respeito desse texto.As pessoas perderam mesmo seu amor próprio e além de terem perdido seu amor próprio, muitos tentam ser altivos(pessoas arrogantes)

  2. Stella Brasil disse:

    Concordo e assino embaixo. Essa “síndrome” me afetou recentemente e não tive como prosseguir um trabalho promissor. Quero e preciso buscar a alegria, quando muito, a serenidade!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s