Sobre o capitalismo…

O capitalismo sedimentou o princípio de que é possível enriquecer pelo FAZER. Fazer, quer dizer: lucro. O capitalismo é um sistema do fazer e não do SABER.

Saber – só se for para fazer.

Uma pessoa com doutorado em filosofia  pode receber muito menos que outra – semi-alfabetizada – dona de uma empresa de adubo de minhocas.

Neste sistema, ganha-se fazendo. Para isto, é preciso criar algo útil e vendável. Um curso superior só tem valor se fornecer uma formação técnica e altamente lucrativa.

Filosofia é inútil. Literatura e arte também. E a Ética?  Qual o sentido filosófico da ética? A ética trata dos meios e dos fins. A ética prevê os riscos.

O capitalismo não tem ética. Ele lida com meios e fins no terreno do fazer. Para ele, em tudo há algum risco. É necessário fazer para saber. Em caso de danos, o próprio sistema se encarregará de encontrar a solução. As mortes são efeito colateral das benesses da tecnologia.

A natureza é um meio. O homem também. O lucro é o fim. Quanta tecnologia não foi produzida do minério extraído da lama de Mariana?

O sistema entende que os benefícios justificam as tragédias: a cartada valeria o jogo. Quantas vidas ainda não serão perdidas em nome do lucro?

O problema é que nem mesmo os capitalistas estão isentos de terminarem como um efeito colateral do sistema!

Evaristo Magalhães – Filósofo e Psicanalista

2 comentários sobre “Sobre o capitalismo…

  1. Gustavo disse:

    Uma síntese formidável professor!! No que me concerne o Capitalismo esta na mente das pessoas, é a forma de viver produtivamente, sem depender de favores do Estado… E que não necessariamente uma pessoa culta em demasia terá uma vida abundante economicamente.

  2. André disse:

    Penso que esta é máxima ideia que se pode ter a respeito da violência e do conformismo das classes sem privilégios, mais ainda, do estabelecimento de territórios por parte das elites, fomentado nestes “cárceres sociais”, os “desejos” naqueles que serão a “peças” a serem escravizadas e manobradas.
    Parabéns Professor Evaristo..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s