Antes de FICAR com ALGUÉM, precisamos APRENDER a FICAR com NÓS MESMOS …

Poucos dão conta da solidão. Precisamos de muita maturidade para ficarmos sós. Estou falando de solidão radical. Solidão sem nada. Solidão sem ninguém por perto. Solidão sem música, sem televisão, sem internet, sem cachorro, sem celular e sem luz. Solidão corajosa em companhia das certezas. Solidão honesta e sem medo. Encontro com os fantasmas, com as gavetas escuras e com a vida como ela é. Solidão de enfrentamento das perturbações. Temos que viver esta experiência – sempre. Não podemos temer a nós mesmos. Precisamos saber onde estamos, o que queremos, porque queremos, o que podemos e como podemos. Precisamos saber se o que fazemos faz algum sentido. Precisamos ser preventivos da dor e da culpa. É complicado terminar com a sensação de ter perdido o tempo de ser feliz. Não deveríamos perder nenhum minuto de nós mesmos. O que realmente me faria bem no próximo minuto? O que me faria menos triste? É fundamental peguntar qual é o sentido quando nada tem sentido? Que roupa vestir? Que comida comer? Que trabalho desenvolver? Que viagem fazer? Qual companhia? O que realmente gosto? Precisamos nos encontrar nas coisas e nas pessoas. Descobrir nossos reais motivos nas situações. Nunca estrangular quem somos…

Evaristo Magalhães – Psicanalista

Anúncios

6 comentários sobre “Antes de FICAR com ALGUÉM, precisamos APRENDER a FICAR com NÓS MESMOS …

  1. Flávia Moraes disse:

    Acredito que quem faz o bem, trata todos com respeito, amor e carinho, nunca estará sozinho, mesmo que perca todos os seus familiares. Excelente abordagem de um assunto tão assustador.

  2. Maria Beatriz Martins da Anunciação disse:

    Nesta vida agitada que vivemos, penso que necessitamos de estarmos com nós mesmo,uma vez que as decisões importantes de nossa vida devem ser tomadas por nós e não por outro. Recordo parte de um livro que li e muito aprendi a conviver comigo mesmo, o livro chama Nietzsche para estressados de Allan Percy, dizia que Antonio Machado, poeta espanhol, disse “Quem fala sozinho fala espera falar com Deus um dia”. A solidão tem seus benefícios psicológicos, nós psicólogos sabemos disso, além das vantagens orgânicas tais como: reduz a pressão arterial, diminui o ritmo cardíaco e da respiração, funciona como neutralizador do estress, estimula a atividade cerebral, fortalece o sistema imunológico, recupera o animo, melhora as tensões musculares. Além que fortalece nossa autoestima. Ficar com nós mesmo é um ato de coragem e de força de vontade. Vantagens são grandes de curtir a solidão, conta-se contigo mesmo. No livro que li Nietzsche para os estressados, ele fala para marcar um encontro consigo mesmo, isto faz parte da minha vida há muito tempo, só que eu não marco o dia e nem a hora. Simplesmente desligo os telefones, os relógios, os sons e fico sem fazer nada pelo menos uma vez por semana. Isto me tranquiliza, me acalma e me fortalece para mais um dia de trabalho e para a volta ao mundo em que existe os outros. Eu gosto de curti minha solidão, a mim faz muito bem…. um bom caminho para permanecer com saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s